uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


Carteira do Idoso: o que é, como funciona e como ter a sua

Carteira do Idoso: o que é, como funciona e como ter a sua

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|10/01/2024 00:00:00

Você já ouviu falar na Carteira do Idoso? Também chamada de Carteira da Pessoa Idosa, ela é um documento de comprovação que dá acesso à benefícios complementares para pessoas com 60 anos ou mais.

A Carteira do Idoso é um benefício social garantido pelo Estatuto da Pessoa Idosa. Ela também é uma forma de identificação e de comprovação de renda. A maior utilidade para a Carteira do Idoso é o acesso à gratuidade no transporte, seja municipal ou interestadual.

Outra forma de usar a Carteira do Idoso é como identificação. Além disso, documento é aceito em todo o território nacional.

Quem pode ter a Carteira do Idoso?

Pessoas com 60 anos ou mais, que não tenham comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos podem solicitar a carteira.

Já a pessoa idosa que tem como comprovar renda não precisa da Carteira do Idoso para acessar gratuitamente o transporte público. Para esse caso, basta que a pessoa idosa apresente o comprovante de renda de até dois salários mínimos e o documento de identidade para ter direito ao benefício.

Contudo, de acordo com o Governo Federal, a carteira é uma forma de facilitar o direito à gratuidade. Por esse motivo, o sistema também pode gerar a carteira para pessoas que possuem outras formas de comprovação de renda. Dessa forma, é possível emitir a Carteira do Idoso para quem se enquadra no quesito de renda, mesmo que exista formas de comprovar.

Importante destacar que o critério de renda é receber até dois salários mínimos.

Além disso, para ter acesso à carteira é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Aqueles que não possuem o CadÚnico precisam entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. No CRAS, a pessoa idosa será orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.

Como fazer a Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso pode ser emitida pela internet, diretamente no site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Outra forma de adquirir a carteira é solicitando diretamente em uma unidade do CRAS.

Para fazer o requerimento é necessário ter o cadastro no CadÚnico e o Número de Identificação Social (NIS).

Veja como emitir a carteira pela internet

Para emitir a documentação pela internet basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site cidadania.gov.br;
  • Selecione a opção Emitir Carteira da pessoa Idosa;
  • Faça login na conta Gov.br informando CPF e senha;
  • Após o login, clique em “autorizar”;
  • Na tela seguinte, após autorizar, aparecerão algumas opções de serviço. Clique em “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”;
  • Com a emissão pronta, basta imprimir a carteira ou salvar no computador ou celular.

 

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb