uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


Doria anuncia que, até 15 de setembro, todos os moradores do Estado de São Paulo com 18 anos ou mais serão vacinados com a primeira dose

Doria anuncia que, até 15 de setembro, todos os moradores do Estado de São Paulo com 18 anos ou mais serão vacinados com a primeira dose

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|15/06/2021 00:00:00

Doria anuncia que, até 15 de setembro, todos os moradores do Estado de São Paulo com 18 anos ou mais serão vacinados com a primeira dose

Segundo governador, pessoas com 40 a 59 anos já serão vacinadas em junho, mesmo sem comorbidades.

 Diversos setores econômicos, como de transportes coletivos, apostam na vacinação para se recuperar

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em coletiva extraordinária neste domingo, 13 de junho de 2021, que até o dia 15 de setembro de 2021, todos os moradores do Estado com 18 anos ou mais estarão ao menos com a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Com isso, foi antecipado em 30 dias o calendário de vacinação revelado nas últimas semanas.

Doria disse ainda que neste mês de junho, já devem receber a primeira dose, pessoas com 40 a 59 anos, independentemente de comorbidades ou categoria profissional.

Em torno de 7,5 milhões de pessoas com esta faixa etária no Estado devem ser vacinadas.

O novo público de 40 a 59 anos agrupa quatro grupos previamente definidos. Antes, estavam previstas subdivisões em grupos de cinco anos para cada nova expansão da campanha.

Veja os calendários:

cronograma1.jpg (74 KB)

cronograma2.jpg (84 KB)

A partir da próxima quarta-feira (16), as doses poderão ser aplicadas em qualquer pessoa na faixa de 50 a 59 anos. Pelo cronograma anterior, esta data estava definida para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, e agora o alcance foi expandido.

A partir do dia 23 de junho, São Paulo vai vacinar a população com idade entre 43 e 49 anos. No dia 30 de junho última quarta-feira deste mês, começa a imunização dos que têm entre 40 a 42 anos.

No dia 15 de julho, a campanha será estendida para a população de 35 a 39 anos. Depois, no dia 30 de julho, as pessoas com idade entre 30 e 34 anos também poderão ser vacinadas contra a COVID-19. A partir de 16 de agosto, a vacinação se estende para os adultos mais jovens, com idade entre 25 a 29 anos.

Por fim, a partir de 1º de setembro, todos os adultos a partir de 18 anos poderão iniciar a imunização contra o coronavírus, com término previsto de aplicação da primeira dose para o dia 15 de setembro.

EXPECTATIVA

Segundo o Governo do Estado, a ampliação dos públicos-alvo e a projeção do novo calendário se baseiam nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde. Com a chegada ao Brasil dos novos imunizantes da Pfizer e da Janssen e mais entregas das vacinas do Butantan e da Fiocruz / Astrazeneca, São Paulo recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes para os 645 municípios.

“Pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos que seriam vacinadas apenas no mês de julho agora serão vacinadas em junho. Isso é fruto de trabalho planejamento e logística do sistema de saúde pública de São Paulo. É uma vitória do trabalho e da ciência, de respeito à saúde e à vida e senso de urgência para proteger vidas. A vacina vai vencer o vírus, a saúde vai vencer o negacionismo e nós, aqui em São Paulo, estamos ao lado da ciência, da saúde e da vida”, declarou Doria.

A vacinação tem sido aguarda por diversos setores econômicos, entre os quais, de transportes coletivos, um dos mais afetados pela crise sanitárias.

Diversos segmentos de ônibus, trens e metrô têm registrado queda de demanda de passageiros por causa das restrições à circulação.

RITMO DE VACINAÇÃO

Ainda de acordo com o Governo do Estado, o ritmo de vacinação poderá ser quatro vezes mais intenso que o verificado na fase inicial da campanha. Para efeito comparativo, a marca de vacinação de 7,5 milhões de pessoas com a primeira dose das vacinas do Butantan ou Fiocruz foi atingida em 29 de abril, 15 semanas após o início da campanha.

Com as novas remessas, o Governo afirma que será possível vacinar a mesma quantidade de pessoas em cerca de 25% deste tempo. Isso porque o novo cronograma prevê alcançar estes públicos em 28 dias.

CONTAGEM REGRESSIVA

A ferramenta vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/, disponível na plataforma VacinaJá, foi lançada na última semana e traz uma contagem regressiva para imunização de toda população de São Paulo, de acordo com cada faixa etária.

“As datas referentes a cada grupo são calculadas considerando a estimativa de entregas de vacinas do Ministério da Saúde e o início do esquema vacinal, que é composto por duas doses dos imunizantes disponíveis no Brasil”, detalhou o Governo do Estado, em nota.

PRÉ-CADASTRO

O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi .

Em nota, o Governo do Estado ressalta que o preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e também reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas.

SANTO ANDRÉ

Logo após o anúncio do governador João Doria, a Prefeitura de Santo André informou que ampliou a vacinação contra a covid-19 para pessoas com idade acima de 50 anos sem comorbidades. Para se vacinar é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário disponível.

“Com esta nova faixa etária teremos cerca de 55 mil pessoas imunizadas na nossa cidade, elevando a segurança da saúde da nossa gente. Em apenas alguns dias conseguimos acelerar o agendamento de um público de dez anos, mostrando rapidez e protegendo a população”, disse o prefeito Paulo Serra.

Em Santo André, a expectativa é vacinar 50% da população adulta até o fim do mês. Atualmente, o índice da cobertura vacinal para pessoas maiores de 18 anos é acima de 40%. O município informou ainda que segue monitorando a evolução da pandemia e se mantém estruturado, implantando novas estratégias para garantia a vacinação de toda a população.

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb