uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


COVID 19 está mais grave adultos jovens

COVID 19 está mais grave adultos jovens

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|19/04/2021 00:00:00

COVID 19 está mais grave adultos jovens

 

Desrespeito a medidas de proteção, variantes, kit Covid... Os fatores que fizeram as UTIs brasileiras se encherem de jovens com coronavírus

Está cada vez mais evidente que a Covid-19 não é perigosa apenas para os idosos. Em 2021, casos graves e mortes de adultos jovens pela doença dispararam no Brasil. Entre janeiro e março, o número de óbitos disparou 353% entre pessoas de 30 a 39 anos, e 419% na faixa etária dos 40 a 49 anos, segundo o último boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz.

Para ter ideia, o aumento na população em geral no mesmo período foi de 223%. A mortalidade segue superior em idosos, mas a idade média das vítimas do coronavírus baixou  de 71 em janeiro de 2021 para 66 em março.

 

Dados dos Cartórios de Registro Civil mostram que, só em março, 21 mil brasileiros entre 30 e 59 anos morreram de Covid-19. É um número três vezes maior do que o observado entre julho e agosto do ano passado, quando houve outro pico da pandemia no país. À época, foram 7 mil óbitos. 

“O perfil do paciente grave mudou. Estamos atendendo mais jovens, sem comorbidades, que muitas vezes chegam no hospital precisando de ventilação mecânica, inclusive intubação”, aponta a intensivista Viviane Cordeiro da Veiga, que coordena a UTI da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O fenômeno é novo, mas existem diversas hipóteses para ele. E é provável que todas estejam ao menos parcialmente certas. Vamos a elas. 

 

Mais jovens estão contraindo Covid-19

Vivemos o pior momento da pandemia, e o vírus está circulando principalmente entre os jovens. “Se temos mais pessoas infectadas nessa faixa etária, também teremos mais mortes e hospitalizações”, explica o infectologista Moacyr Silva Junior, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os dados da Fiocruz dão pistas que reforçam essa teoria. Do início do ano até meados de março, houve um aumento de 316% nos casos confirmados de Covid-19 na população em geral. Já entre quem tem 30 e 59 anos, o crescimento foi superior a 500%.

A terceira idade já está sendo vacinada e possui uma percepção maior do risco de contágio. “Tanto que temos visto menos idosos internados”, explica Viviane.

 

Fonte - Veja

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb