uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


4 maneiras de aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS

4 maneiras de aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|17/10/2022 00:00:00



Existem algumas maneiras de fazer com que o segurado melhore o valor da aposentadoria

Muitas pessoas sonham com a chegada da aposentadoria, e muitas pessoas que finalmente chegam no direito ao benefício, acabam se sentindo um pouco frustradas com relação ao seu valor.

É mais que comum que algumas pessoas se sintam um pouco frustrados com o valor da aposentadoria, ou então, outras pessoas que estão satisfeitas com o valor do benefício, mas procuram alguma maneira de aumentar suas rendas.

Nesse sentido, hoje apresentaremos aos leitores 5 maneiras diferentes em que é possível ajudar você a conseguir aumentar o valor da sua aposentadoria paga pelo INSS.

Reconhecimento de trabalho

Uma maneira muito importante e que pode ajudar você a aumentar o valor da sua aposentadoria é reconhecer todos os trabalhos feitos na sua vida, inclusive os informais.

É importante lembrar que todos os períodos trabalhados devem contar para a aposentadoria, no entanto, pode ser que nem tudo esteja no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Já no caso do período trabalhado informalmente, com certeza essa questão não estará apresentada no CNIS, dessa maneira, é possível comprovar este tempo trabalhado para ajudar você a melhorar sua aposentadoria.

Seja trabalho rural, menor aprendiz, trabalho no exterior, ou qualquer outro período trabalhado também sem registro pode ser comprovado para garantir uma melhora na sua aposentadoria.

No caso do trabalho informal é possível pedir o reconhecimento direto no INSS ou através da Justiça do Trabalho.

Revisão de ação trabalhista

Os segurados que se aposentaram e ganharam uma ação trabalhista de reconhecimento de vínculo de trabalho, podem ingressar com revisão do benefício concedido pelo INSS com a prerrogativa de os dados serem incompletos e devem considerar a ação em julgado.

Vale lembrar que mesmo que o segurado não tenha ingressado com a ação trabalhista no prazo de dois anos após a rescisão do contrato de trabalho, é possível pleitear a revisão desde que comprovado que não foram incluídas as corretas verbas na aposentadoria.

Conversão de períodos de atividade insalubre ou perigosa

Os segurados que trabalharam em atividades especiais possuem direito à aposentadoria especial. Contudo, devido ao risco de insalubridade, a pessoa pode desenvolver lesões ou doenças  que fazem com que ela tenha receio de continuar trabalhando naquela função.

Logo, é muito comum encontrarmos situações em que os trabalhadores que já exerceram atividade especial roque de função ou até mesmo de profissão.

Logo, é preciso lembrar que o tempo exercido em atividade insalubre ou perigosa pode contar como uma contagem diferenciada caso seja convertida para tempo de contribuição “comum”, fazendo com que a sua aposentadoria possa sair mais cedo e podendo até aumentar o valor do benefício.

Descartar as piores contribuições

A Reforma da Previdência trouxe uma novidade que é o descarte de contribuições, ou seja, o segurado pode descartar recolhimentos que podem diminuir o valor da aposentadoria, desde que o descarte não faça você perder seu benefício.

Dessa forma, o segurado pode descartar as contribuições de menor valor para que sua média de contribuição fique mais alta, consequentemente, melhorando o valor do seu benefício.

Visto que a aposentadoria considera a média de todos os salários de contribuição, onde, as menores contribuições podem acabar impactando negativamente o valor do seu benefício.

 

Fonte – jornal contábil

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb