uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


Ansiedade, depressão e nervosismo atacam idosos depois de 2 anos de pandemia de Covid

Ansiedade, depressão e nervosismo atacam idosos depois de 2 anos de pandemia de Covid

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|19/07/2022 00:00:00



A pandemia deixou sequelas. Foi detectado um grande nível de ansiedade e depressão nos idosos, fato que pode ser creditado aos dois anos em que a maioria dos idosos teve que ficar praticamente trancada dentro de casa por causa da pandemia da Covid-19. 

A dica é promover a retomada de atividades físicas e de lazer para mudar esse quadro.

O Projeto Avivar detectou em seu público um total de 165 atendimentos a pacientes, 20,7% (55 pacientes) relataram problemas como sensação de ansiedade, nervosismo, e tensão e 51 buscaram atendimento psicológico. Destes, mais da metade (27) disseram estar com depressão e tristeza.

“Nós percebemos essa situação e estamos acelerando as atividades físicas e eventos sociais, de forma que os idosos possam ocupar o seu tempo, evitar ficarem ociosos”, informa a coordenadora do projeto, Cleidinha.

“Esse problema de ansiedade e depressão é quase natural na terceira idade e o objetivo do projeto é justamente mitigar essa situação. Nos últimos dois anos, os idosos ficaram ociosos e, cada vez mais, ansiosos. Os filhos e netos buscaram protege-los e eles acabaram ficando mais isolados. Agora, eles querem ver e serem vistos e, para isso, estamos criando várias atividades físicas e intelectuais”, destaca a coordenadora.

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb