uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


Receita libera calendário de restituição do IR, veja como receber

Receita libera calendário de restituição do IR, veja como receber

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|10/05/2022 00:00:00

 

A declaração do Imposto de Renda será permitida até o próximo dia 31 de maio, com a proximidade do encerramento da declaração, a Receita Federal já disponibilizou o cronograma de restituição da obrigação.

Ao total serão cinco datas em que a Receita Federal vai disponibilizar o cronograma de restituição do Imposto de Renda. Nesse sentido, vamos abordar agora quais são as datas e como receber a sua restituição, acompanhe!

Calendário da restituição

Para este ano, a Receita manteve o mesmo cronograma de antecipação da restituição que aconteceu durante o período de pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021. Confira:

Lote de restituição Data da liberação
1º lote 31 de maio
2º lote 30 de junho
3º lote 29 de julho
4º lote 31 de agosto
4º lote 30 de setembro

É importante lembrar que idosos a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência e professores cuja fonte de renda principal tenha sido o magistério, possuem prioridade na restituição do Imposto de Renda.

Por fim, os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda com antecedência também conseguem se beneficiar com o recebimento nos primeiros lotes.

Como receber a Restituição do Imposto de Renda?

Para este ano, a Receita Federal disponibilizou a restituição via Pix. Para receber por Pix o contribuinte pode informar sua chave Pix CPF para receber a restituição.

Vale lembrar que a única chave aceita pela Receita Federal para pagar a restituição é o CPF. Porém também é permitido receber a restituição em uma conta corrente ou conta poupança de titularidade do contribuinte.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda nos seguintes canais da Receita:

Através do site da Receita Federal;
Pelo app de celular Meu Imposto de Renda disponível nas plataformas Android e iOS.

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb