uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


Sua velhice vai demorar...

Sua velhice vai demorar...

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|08/04/2019 00:00:00

Quem viver verá um Brasil diferente em questão de pouquíssimo tempo - quando se pensa em perspectiva histórica. Em apenas duas décadas, o país vai encarar um percurso de envelhecimento que nações demograficamente maduras demoraram mais de um século para atravessar. As projeções apontam que, após 2030, o contingente acima dos 60 será maior do que o de crianças e adolescentes de até 14 anos. Em 2050, os idosos representarão o dobro dessa população jovem. As diminuições da mortalidade infantil e adulta, combinadas à queda da natalidade, moldam um novo perfil brasileiro. Uma terra em que, a partir de 2040, os únicos grupos populacionais que vão crescer serão os de pessoas com 55 anos o ou mais.

Para você que vai viver esse futuro, uma coisa mais prática deve ficar clara: a entrada de novos integrantes no que chamamos de terceira idade vai sofrer um atraso. A nova configuração populacional da nação exigirá ajustes sociais complexos, com a fatia mais velha mantendo um perfil ativo, com vida adulta estendida. Isso porque, sem a experiência ainda de mangas arregaçadas, a economia nacional não vai andar – nem o resto da estrutura do país.

Durante uma sessão especial no Senado no ano passado, em debate sobre a questão dos mais velhos, especialistas sugeriram que o conceito de entrada na terceira idade passasse de 60 para 65 anos - e adiante para 70 para efeitos de alívio de políticas públicas já neste momento, mas com olhos para um Brasil socialmente sustentável no futuro. No entanto, a classe política mostrou-se irredutível e não deu qualquer margem para a discussão, que envolveria corte de benefícios e adaptações, como na gratuidade do transporte público, por exemplo.

Mesmo assim, nos próximos anos, parece inevitável que em algum instante o senso do que representa ser idoso passe por revisões.

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb